CPMI do INSS: comissão vota convocação de Zema nesta quinta-feira, confirma presidente

Política

ACPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga as fraudes sobre pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), deverá votar na quinta-feira (4), a convocação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para depor na comissão.

A informação foi confirmada pelo presidente da comissão, o Deputado Rogério Correia (PT-MG). Em seu requerimento Nº 02827/2025, o parlamentar solicita que o governador, que é herdeiro e ex-administrador do Grupo Zema , preste esclarecimentos sobre a atuação da Zema Financeira na oferta de produtos financeiros, especialmente o crédito consignado, a aposentados e pensionistas.

De acordo com o requerimento, os empréstimos consignados 100% online para idosos gera “grandes riscos de fraude”, dada a vulnerabilidade dessa parcela da população com pouca familiaridade com tecnologia.

O relatório apontou, ainda, que 93% dos contratos foram firmados em outubro de 2022, no período entre os dois turnos da corrida presidencial e identificou uma alta taxa de juros, de 3,5% ao mês, sem justificativa e a ocorrência de descontos indevidos sobre os benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *